segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cuca e Evaldo Costa presenteiam formandos do ensino médio do Parari com viagem inesquecível


A turma de 19 concluintes da escola estadual Jairo Ayres Caluete, localizada na caririzeira Parari, até tentou imaginar como seria a viagem tão esperada por um ano inteiro para comemorar o término do Ensino Médio. Porém, quando o momento finalmente chegou, a constatação geral dos estudantes foi surpreendente para o próprio grupo. "Superou todas as nossas expectativas" disse Allan Kelve de Queiroz, 18 anos, em clara concordância com os demais colegas ao redor.


A viagem de quatro dias a Pernambuco foi patrocinada e organizada pelo Centro Cultural do Cariri e o jornalista Evaldo Costa. "Esse presente é um incentivo para que eles comecem uma nova fase de vida - seja profissional, seja iniciando uma faculdade - com energias renovadas com cultura, conhecimento e muita alegria!" diz Evaldo Costa que ajudou a fundar o CUCA. "Como naquele filme, reconhecendo a importância desse momento: o primeiro dia do resto da vida desses meninos e meninas."

Acompanhando a movimentação dos seus alunos, a diretora da escola Lorena Cavalcante lembra que é a primeira vez de praticamente todos os formandos em Pernambuco como também a primeira vez fora da Paraíba. "É uma vitória pra eles, uma oportunidade de conhecerem novos horizontes. Estão todos encantados", comemora a diretora.

Depois de percorrer os 340 km entre as cidades de Parari e Recife, vencidos em 6h, o grupo composto pelos estudantes mais quatro funcionários da escola e o presidente do CUCA Francisco de Assis aportaram na bela praia de Enseada dos Corais. A casa que hospeda o grupo, ampla e confortável, conta com piscina e churrasqueira, ambos muito bem aproveitados até o momento.

TOUR - As ladeiras de Olinda (uma das quatro cidades tombada pela Unesco no Brasil), o Recife Antigo com seu Marco Zero, a famosa praia de Porto de Galinhas, o banho de cultura da Oficina Francisco Brennand e um dia de pura descontração no Veneza Water Park fazem parte do tour.

"Tudo é novo, é experiência pra gente. Está sendo excelente" comemora Geovana Queiroz (prima de Allan). A estudante parariense gostou particularmente da visita a Oficina Brennand, espaço com mais de 3 mil esculturas do renomado artista, mais conhecido pelo seu trabalho em cerâmica. "Quero cursar a faculdade de História e ver tudo isso fora do livro, na prática, como que entrando na História, é muito bom" conclui. 

CALUETE - A escola, inaugurada em março de 2013 com capacidade para 428 alunos, já lidera o ranking do Enem de melhor nota de redação da rede estadual da Paraíba (linkado http://www.agorapb.com.br/2013/11/exemplo-escola-de-parari-fica-em-1.html). “Um colégio com esse padrão, amplo e bonito como esse, faz uma mudança estrutural no município", disse Evaldo quando inaugurou a escola juntamente o governador Ricardo Coutinho.
Fotos: Roberto Pereira
Valtécio Rufino

Nenhum comentário:

Postar um comentário