segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Divulgado resultado da seleção de projetos de iniciação científica da UFCG para 2014-2015

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina divulgou a primeira listagem de projetos classificados no processo de seleção para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, com vigência de agosto de 2014 a julho de 2015.

Este ano foram avaliados 389 projetos, dos quais 274 foram contemplados nesta primeira listagem. Do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé foram aprovados 15 projetos de professores.

Os projetos:

Estudo da cinética de sorção de metais pesados por resíduos sólidos orgânicos em reatores verticais de coluna, de Aldre Jorge Morais Barros.

Análise da chuva de sementes em um riacho intermitente de caatinga: subsídios para a definição de potencialidades para a recuperação de áreas ciliares degradadas no Cariri Ocidental da Paraíba, Brasil, de Alecksandra Vieira de Lacerda.

Análise da variabilidade e da influência de eventos climáticos sobre a precipitação no Alto Sertão da Paraíba, de Daisy Beserra Lucena.

Detecção de mudanças na cobertura vegetal do município de Sumé-PB, de George do Nascimento Ribeiro.

Bioprospecção de fungos com capacidade de produção de Lipase, de Glauciane Danusa Coelho.

Quantificação da erosão em parcelas e micro-bacias aninhadas do semiárido após a inserção de práticas de conservação do solo, de Hugo Morais de Alcântara.

Desenvolvimento e redenção: a modernização ecológica do semiárido brasileiro, de José Irivaldo Alves Oliveira Silva.

Os homicídios na Paraíba: dinâmica e relações causais da violência medida pelos homicídios nas principais cidades da Paraíba, de José Maria Pereira da Nóbrega Júnior.

Estrutura e funcionamento das câmaras municipais no estado da Paraíba: como anda o processo legislativo no poder local?, de Kelly Cristina Costa Soares.

Caracterização do poder adsortivo da biomassa palma forrageira (opuntia fícus) para uso em remoção de contaminantes hidrogenocarbonados em águas de descarte, de Lenilde Mérgia Ribeiro Lima.

Utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores da Rede Pública Municipal de Sumé-PB e sua aplicação em sala de aula, de Maria da Conceição Gomes de Miranda.

Aplicação de geotecnologias ao estudo dos recursos naturais da bacia do Rio Sucuru no Cariri paraibano, de Maria Leide Silva de Alencar.

Estratégias produção do antígeno recombinante 648 de Leishmania Chagasi e avaliação do potencial do seu uso como vacina e/ou testes sorológicos, de Michelle Rossana Ferreira Vaz.

Obtenção de biodiesel por meio da transesterificação do óleo de soja utilizando catalisador de KOH/AL2O3 em diferentes composições, de Normanda Lino de Freitas.

Modelo de decisão em grupo, baseado em análise de decisão multicritério, para apoiar os processos decisórios que ocorrem no âmbito dos comitês de bacias hidrográficas, de Vanessa Batista de Sousa Silva.

Rosenato Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário