sábado, 6 de setembro de 2014

Associação das Domésticas de Campina Grande realizará curso de culinária vegetariana

A Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande vai realizar no dia 14 de setembro, domingo, das 8h às 12h, o primeiro módulo do Curso de Culinária Vegetariana. A iniciativa é da Associação e do Centro de Ação Cultural – CENTRAC. Neste primeiro módulo, o curso conta com a parceria do Restaurante Vegetariano Naturall’s, de Campina Grande. O evento acontecerá na sede do CENTRAC, localizado à Rua Rodrigues Alves, 672, Prata.

O curso é composto por três módulos, com datas a serem divulgadas. O objetivo da iniciativa é oferecer às trabalhadoras uma qualificação a mais para o seu trabalho para atender a demanda crescente de pessoas que estão optando por deixar de comer carne. De acordo com os dados do Target Group Index, do IBOPE Media, no Brasil, 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas se declara vegetariana. Durante o curso também será abordada a importância e a necessidade de uma alimentação saudável e a maneira correta de escolher e preparar os alimentos.

Josiane Castro Rodrigues é Presidente da Associação, ela conta que, quando está trabalhando, sempre gosta de inventar coisas novas na cozinha, por isso apoiou a ideia do curso: “É uma coisa diferente para a trabalhadoras aprenderem, as vezes os patrões não comem, ou não gostam de carne e elas sabendo cozinhar uma coisa diferente, já vai ser mais fácil”, disse.

O I módulo do curso será facilitado por Jeane Fernandes e Joelma Lima, duas das responsáveis pelo Restaurante Naturall’s. Neste módulo serão ensinadas receitas doces e salgadas, primeiro de uma feijoada vegetariana, arroz integral, almondega de soja e farofa de cenoura. Em seguida, bolo de ameixa integral, todos sem qualquer ingrediente de origem animal. A participação no curso é gratuita e aberta a qualquer trabalhadora doméstica interessada, porém as vagas são limitadas ao número de 30 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: sindomesticocg@hotmail.com ou pelos telefones: 3341-2800 e 9109-8514.

Segundo Franciele Santos, educadora do Programa Direitos e Igualdade de Gênero do CENTRAC, o curso, além de ser uma oportunidade para contribuir com a qualificação profissional das trabalhadoras, é ainda uma forma de estreitar os vínculos entre as associadas e convidar novas mulheres a se associar. O CENTRAC assessora a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande desde 2006.

Áurea Olimpia Figueiredo Rêgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário