terça-feira, 9 de setembro de 2014

Feira de animais de assentamento em Barra de São Miguel será reativada

Em reunião realizada no assentamento Novo Campo, localizado no município de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, os técnicos da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) e os assentados decidiram reativar a feira de animais. A feira, que foi realizada pela última vez no ano de 2012, tinha sido desativada devido ao longo período de estiagem na região do Cariri. Durante a reunião, ficou definido ainda um cronograma de atividades que inclui a construção de um galpão para o armazenamento dos equipamentos que serão utilizados na feira, a instalação de uma tela para o galinheiro e o mapeamento da produção.

Além de técnicos da COONAP, que oferece assessoria técnica ambiental e social ao assentamento, e assentados, participaram da reunião integrantes da CPT (Comissão da Pastoral da Terra) e da primeira turma do curso de Especialização do INSA (Instituto Nacional do Semiárido). Segundo o médico veterinário da cooperativa, Janduy Marinho, a diversificação da feira será um ponto importante, com a participação de diversas instituições, além do intercâmbio com outros assentamentos.

O médico veterinário também ressaltou a importância do selo de qualidade municipal e do acompanhamento veterinário. Da COONAP também estiveram presentes à reunião o engenheiro agrônomo Spachson Melo de Souza e a assistente social Herta Costa, que prestam assessoria aos assentados.

Outras ações e práticas a serem implementadas para a reativação da feira no assentamento incluem o incentivo para apoio a projetos, como o Procase. Ainda durante a reunião, o assentado José Alves de Sousa relembrou o início da feira, que começou a partir da necessidade da venda de um curral, que não estava sendo utilizado pelos assentados.

Durante o período em que funcionou, foram comercializadas refeições, bolos, queijos, ovos e carne bovina, caprina e ovina, viva e abatida.

Facebook: www.facebook/coonap.ates

Karina Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário