sábado, 6 de setembro de 2014

Vital reafirma em debate, compromisso com o Sertão paraibano e destaca parceria com presidente Dilma

Ao participar de mais um debate desta vez transmitido pelo Sistema de Comunicação Diário do Sertão e retransmitido por mais de 25 emissoras de rádio, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), candidato ao governo da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade, reafirmou o seu compromisso em continuar trabalhando pelo Sertão do Estado.

Durante o debate, realizado direito do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Cajazeiras; Vital lembrou que alguns dos compromissos firmados com o Sertão, já são realidades graças a sua atuação no Senado, onde ele pode em parceria com a presidente Dilma Rousseff 9 (PT), destinar recursos para várias cidades da região. A parceria com a presidente Dilma segundo afirmou o senador peemedebista, foi fundamental para a realização de várias obras em Cajazeiras, Sousa e outras cidades sertanejas, e vai continuar.

Vital citou como exemplo, a reestruturação do Aeroporto Regional de Cajazeiras, onde ele destinou R$ 1.000,00; a duplicação da BR 230, já recomendada pela presidente Dilma para ser incluída na próxima versão do Plano de Aceleração e Desenvolvimento (PAC 3); a ampliação e modernização do perímetro de São Gonçalo onde já foram destinados R$ 9 milhões. Ele também garantiu lutar para implantar o polo de confecções de Cajazeiras, devido a impressionante vocação que a cidade tem para o setor; implantar a zona de processamento de exportação e insistir na inclusão do Ramal da Transnordestina na Paraíba.

“São compromissos que eu estou renovando com Cajazeiras e com todas as regiões do Sertão, ao pedir o apoio e a confiança desse povo. Só peço a oportunidade para fazer mais por essa região.” afirmou. Vital também aproveitou a ocasião para lembrar das obras que o ex governador José Maranhão, candidato ao senado, já fez por Cajazeiras, assim como, o ex prefeito da cidade e candidato a deputado estadual Carlos Rafael.
Durante o debate, o candidato do PMDB ao governo  também reassumiu o seu compromisso de lutar para garantir a segurança hídrica do Sertão, principalmente nos períodos de seca. Ele lembrou que o PMDB na gestão de José Maranhão fez muito por Cajazeiras nessa área, construindo açudes e barragens. “Nós temos um compromisso. A segurança hídrica quem fez foi o PMDB e no meu governo voltará a fazer” garantiu.

Vital também falou de desenvolvimento integrado; da política industrial e da política agrícola que ajudará a manter o sertanejo no campo, evitando assim o êxodo rural. Ele lembrou que em 1950, a população rural da Paraíba era maior do que a população urbana. O processo migratório no Estado, levou em meio século, um milhão de paraibanos para o sul do país, devido principalmente, a falta de oportunidade de trabalho no campo.

“Nós temos 50 mil hectares de terra irrigáveis na Paraíba que precisam ser aproveitados. José Maranhão deixou mil hectares prontos para ser irrigado que hoje lamentavelmente não estão sendo utilizados. Nós temos um compromisso de reativar as Várzeas de Lagoa do Arroz, bem como, reativar todos os perímetros irrigados. Essa é uma das formas de manutenção do homem do campo” afirmou.

O compromisso de Vital é em investir forte em uma política de irrigação que permita ao pequeno produtor tirar o sustento de suas terras sem precisar migar para lugares distantes, além de valorizar a agricultura familiar. Ele lembrou que o governo Dilma recuperou o prestígio da agricultura familiar do Brasil, e Paraíba precisa aproveitar esse processo com a chegada das águas advindas da transposição do Rio São Francisco.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário