sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Laboratório de hidráulica do CDSA recebe equipamentos

Dando andamento às ações de consolidação do Campus de Sumé da UFCG, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido recebeu equipamentos para o Laboratório de Hidraúlica necessário ao ensino da graduação dos cursos da área de tecnologia. São quatro equipamentos que possibilitam ensaios nas áreas de mecânica dos fluídos e hidráulica.

Ainda nesta semana, o Centro recebeu a visita dos técnicos responsáveis pela montagem e treinamento dos equipamentos. Participaram do treinamento técnicos do laboratório de hidráulica do Campus de Campina Grande da UFCG, professores, monitores da disciplina de hidráulica e alunos do CDSA.

“Foram instalados um canal de escoamento livre com elevação eletromecânica e manômetros de coluna de água de 3 metros de comprimento que possibilita a realização de experimentos com fluídos, ensaios de comportas com vertedores e ressaltos de fundo, um sistema de bombas para ensaios relativos a pressão e vazão no momento em que as bombas são associadas em série e em paralelo. Também foi instalada uma bancada horizontal para verificação do escoamento laminar ou turbulento por meio de uma tubulação transparente com auxílio de um corante, semelhante ao dispositivo criado pelo Físico Osborne Reynolds e uma bancada móvel de condutos fechados para experimentos de perda de carga distribuída e localizada com diversos tipos de medidores de pressão, vazão e estática”, explicou o professor responsável, Hugo Morais de Alcântara.

“Os estudantes terão mais um espaço para o aprendizado e fortalecimento dos seus conhecimentos através das atividades práticas que serão desenvolvidas neste laboratório. Além da compra dos equipamentos e mobiliários para este laboratório estamos equipando outros ambientes com as condições necessárias para o seu devido funcionamento” disse o diretor do CDSA, Vanderlan Leite de Oliveira.

Rosenato Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário