segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Outubro Rosa: LBV apoia iniciativa e conscientiza mulheres sobre o câncer de mama

Outubro Rosa: a campanha internacional que acontece durante todo o mês tem por objetivo informar mulheres sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama. Laços cor-de-rosa, monumentos iluminados com a mesma cor e ações de conscientização são realizadas de diferentes maneiras, em especial nesta época do ano, para alertar as mulheres sobre a importância de cuidar-se, realizar exames periódicos e também o autoexame das mamas.

O movimento teve início nos anos 1990, nos Estados Unidos, e a cada ano vem se tornando mais presente em todo o mundo. É uma importante mobilização para o tema, já que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres entre 35 e 54 anos em todo o mundo.

Tipo mais comum em mulheres, o câncer de mama, quando descoberto em estágio inicial, pode ter cura em 95% dos casos. Por este motivo, o diagnóstico precoce é tão importante.

Ciente da importância da informação e da instrução para que este diagnóstico possa ocorrer o mais cedo possível, a Legião da Boa Vontade realiza diversas ações que colaboram para o objetivo da campanha Outubro Rosa. O cuidado com o Ser Humano em sua totalidade, passando pela reeducação de hábitos e a conscientização sobre diversos assuntos, é uma das premissas da LBV. Logo, a Instituição não poderia ficar de fora dessa importante campanha de alerta que é o Outubro Rosa.

Parcerias com postos de saúde e profissionais da área orientam e conscientizam principalmente as mulheres atendidas pela Instituição e as mães das crianças que participam das atividades socioeducacionais oferecidas pela Entidade.

Uma série de ações de conscientização é realizada por ocasião do Outubro Rosa. Na capital paraibana, a Legião da Boa Vontade (LBV) reunirá nesta terça, 21, os grupos da melhor idade atendidos pelo programa LBV — Vida Plena, para uma palestra com a assistente social da instituição para orientações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para detectar precocemente o câncer de mama, os idosos serão orientados a realizar constantemente o autoexame. “É fundamental a realização constante do autoexame, baseado na palpação e também na mamografia, exame que utiliza radiação para identificar as alterações no órgão, como nódulos e tumores”, explicou a assistente social da LBV, Janielen Cavalcante.

Neste mês, a LBV intensifica em suas 77 unidades de atendimento as atividades de conscientização do tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil. Nos lares para idosos, escolas e centros comunitários da Instituição, elas representam 56% dos atendidos. Em João Pessoa, PB, O Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua das Trincheiras, 703 — Jaguaribe. Para outras informações, ligue: (83) 3198-1500.

Jean Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário