segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cenário dos pequenos negócios é disponibilizado online pelo Sebrae

Plataforma online - DataSebrae - fornece  indicadores econômicos e sociais, além de dados sobre pequenos negócios divididos em região, estado e município
 
Antes de iniciar um negócio é importante conhecer mais detalhes sobre o mercado, a partir de dados que revelem indicadores econômicos e sociais do segmento que se busca investir. Pensando nisso, o Sebrae criou o DataSebrae (http://www.datasebrae.com.br/), plataforma online e gratuita para apoiar empreendedores, empresas e iniciativas públicas que buscam conhecer melhor os pequenos negócios do país.

A ferramenta traz dados econômicos, demográficos e sociais, auxiliando no mapeamento das informações sobre os pequenos negócios brasileiros e seu ambiente legal. O conteúdo é apresentado de forma simples e intuitiva, a partir de mapas, gráficos e tabelas é possível visualizar séries históricas, realizar análises comparativas, filtrar informações nacionais, regionais, estaduais ou municipais por porte, setor e segmento econômico.

Assim, se você busca conhecer melhor, por exemplo, o segmento de lavanderias na Paraíba, basta acessar a ferramenta e selecionar a opção “Número de empresas”, depois clica em “Empresas por porte”, filtrar a informação por Estado e selecionar “Lavanderia” na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A partir daí será apresentado o cenário do segmento no Estado: 95 microempreendedores individuais (MEI), 27 microempresas, 6 empresas de pequeno porte e 16 empreendimentos de porte não informado.

A gerente da unidade de Estratégia do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, disse que a ferramenta é uma forte parceira para o empreendedorismo nacional e regional. “O DataSebrae é uma plataforma com várias bases de dados que disponibiliza indicadores econômicos e sociais sobre os pequenos negócios brasileiros. Este tipo de ferramenta é perfeita para quem quer empreender porque nela o empresário encontra informações com foco no potencial de cada região, estado e município. É importante explorar estas informações e transformá-las a favor do empreendimento desejado”, disse.

Na plataforma, é possível conferir ainda dados socioeconômicos, como renda, Índice de Desenvolvimento Humano e escolaridade, e de estudos e pesquisas produzidos pelo Sebrae, como a participação dos pequenos negócios no Produto Interno Bruto (PIB).

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário