terça-feira, 26 de julho de 2016

Município de Alcantil receberá 8ª Festa da Agricultura Familiar do Cariri Oriental Paraibano

Com o tema “Agricultura Familiar: Cultivando saberes e sabores de convivência com o semiárido” será realizada nos dias 29 e 30 de julho, a VIII Festa da Agricultura Familiar do Cariri Oriental Paraibano, no distrito de Lagoa de Jucá, na cidade de Alcantil-PB.

O evento é realizado pelo Coletivo Asa Cariri Oriental (Casaco) que compõe a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), rede de entidades de fortalecimento da agricultura familiar agroecológica.

O objetivo da Festa é valorizar e incentivar a permanência do agricultor familiar no campo, como também enfatizar a importância deste na garantia da segurança alimentar e potencializar a tenda agroecológica do Cariri, que será inaugurada no município de Alcantil, como espaço de comercialização e venda de produtos saudáveis, livres de agrotóxicos e de transgênicos. São esperadas 150 pessoas no primeiro dia e cerca de 1000 no segundo dia, entre agricultores e agricultoras de 09 municípios da região e convidados.

A programação de dois dias conta com palestras, carrossel temático, inauguração de espaços de comercialização de produtos da agricultura familiar, visita de intercambio, leilão de produtos da agricultura familiar, peça teatral e outras atividades culturais, além de caminhada e ato público.

A festa conta com o patrocínio do Governo Federal, do Banco do Nordeste, do SEBRAE e da CESE, com as parcerias do Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (Nera-UEPB), Patac, Centro de Ação Cultural (Centrac), Prefeitura de Alcantil e Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB)

O Casaco é originalmente um coletivo constituído pela Asa em 2002 para gerir na região do cariri o “Programa de Mobilização Social para Convivência com o Semiárido - Um milhão de cisternas” e, além desse trabalho, articular os agricultores e agricultoras para continuar a viver no Cariri lutando pelos seus direitos, como o de ter uma alimentação saudável, água, terra e igualdade de gênero.

A entidade está organizada nos municípios: São Domingos do Cariri, Caraúbas, Caturité, Boqueirão, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Riacho de Santo Antônio, Congo e Alcantil.

Casaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário