quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Mindset empreendedor

Na infância quando começamos estudar, comumente somos indagados pelos parentes, professores e outras pessoas adultas: “O que você vai ser quando crescer?”. Eu recordo a minha “pérola derradeira”, minha filha Gabriela, que respondia: Eu quero ser grande. Porém, muitos de nós, só para dar uma resposta, dizíamos a primeira coisa que vinha à mente: quero ser professor, médico, engenheiro, bombeiro... Mas, na realidade, poucos de nós seguimos o que dissemos.


Muitas vezes, como no meu caso, a gente com a consciência de que as pessoas não acreditariam na nossa resposta, ainda podendo, zombar do nosso sonho, é natural que falemos qualquer coisa, para, simplesmente, nos livrar de tal questionamento. Eu nunca respondi que seria EMPRESÁRIA, que sempre foi o meu grande desejo. Principalmente, 40 anos atrás, quando, uma carreira profissional estava muito ligada ao emprego de carteira assinada, o que nada teria a ver com o meu sonho.

Quando chega a adolescência, nós começamos a receber as cobranças para decidir nossa carreira, o que muitas vezes fazemos, até mesmo sem lembrar o nosso Sonho Maior, o que não dá certo, porque a infelicidade profissional se aproxima, uma vez que, a nossa felicidade está sintonizada com o que temos dentro de nós, na nossa mente, no nosso coração.

Tudo acontece primeiro na nossa mente. Se você não acredita, tome como referência um fato que você tenha conhecimento, ou que você presencie e colha a visão de 5 pessoas, sobre aquele fato. Cada uma irá mostrar pra você uma história diferente sobre o mesmo fato, e você sabe a razão disso...rs

Cada um constrói a versão daquele fato, com os elementos compilados na sua mente, as suas experiências de mundo, o seu modelo mental, o seu mindset é que determina o seu olhar para essa construção. Tudo depende dos seus sentimentos positivos ou negativos, em relação àquele fato.

O mindset de uma pessoa é que faz com que ela veja determinada coisa de uma maneira boa ou de uma maneira ruim, de uma maneira em que tudo dar certo ou de uma maneira em que tudo dará errado.

O seu caminho é destorcido, não por uma questão de competência, mas, por questão de não ter um modelo mental correto, onde são criados os resultados das pessoas de sucesso.

Em se tratando de Mindset empreendedor, nós devemos ter a ciência do momento para trocar a chave na nossa mente. É naquela hora da insatisfação no trabalho, quando devemos analisar o que realmente não está bem, no campo profissional e muitas das vezes, ao olharmos para dentro, mais olharmos com toda a bagagem compilada no percurso, nos deparamos com a nossa paixão, adormecida há anos luz, em um recantinho dentro de nós.

Esse sim, é o momento de fazer dessa paixão o nosso sonho e construir o nosso Mindset Empreendedor com ela. Essa paixão é a clareza do que queremos ser, do que gostamos de fazer, do que nos dá prazer e nos levará a realizar o que nos dá satisfação, que irá nos oferecer a qualidade de vida que merecemos.

Chegando aqui você deverá agora acreditar que vai dar certo transformar a sua paixão, no seu empreendimento, no seu negócio, na fonte de renda que vai lhe permitir alcançar aquele resultado, construir o seu castelo.

Lá atrás quando eu era menina, eu já sabia que seria escritora, não sabia quando, mas, eu tinha a certeza de que iria escrever ao menos um livro e de alguma forma distribuir o meu pensamento para que muitas pessoas percebessem a minha capacidade de criar, inovar, construir algo diferente, inspirar as pessoas a agir, principalmente, diante de situações de vida difícil, a exemplo da minha. E, todos os dias eu escrevia no meu diário, acontecimentos importantes, quando tinha um conteúdo sólido para o livro, meu diário sumiu e reescrevi tudo.

Uma coisa que eu percebi também lá atrás foi a força da minha mente. Nós chegamos, onde está direcionada a nossa mente e o melhor ainda, é que temos a capacidade de observá-la e redirecioná-la, de acordo com a nossa decisão, o nosso desejo e os nossos motivos para vencer, por que somos superiores è ela.

Quando era paralítica aos 07 (sete) anos de idade, decidi caminhar para prosseguir os meus estudos, e logo percebi que nem eu mesma acreditava que conseguiria, mas, redirecionei a minha mente para essa ação, não permiti mudar esse pensamento, o mundo veio conspirar em favor desse processo e aconteceu.

É assim, em tudo que decidimos. É claro, que os tombos vieram todos os dias inicialmente, eu teimava caminhar e levava mais uns tombos e continuava teimando até minimizá-los, adquirir mais equilíbrio nas pernas e, finalmente, caminhar.

Mas, para isso, temos que segurar a nossa decisão diante de todos os contratempos, de todos os obstáculos e até do fracasso, pois quem não fracassa, jamais alcançará o sucesso que deseja.
Lembre-se que até seu próprio cérebro vai querer te sabotar e mandar você desistir, ele vai insistir poupar esforços e querer que você permaneça em sua zona de conforto, para ele, sobreviver é suficiente. Mas, você que é superior ao seu cérebro, vai dizer: Eu quero, eu posso, eu consigo e eu mereço ter plenitude em todas as áreas da minha vida e em todos os campos e dimensões, empreendendo a minha paixão.

Selecione livros inspiracionais e motivacionais para empreendedores; leia biografias de pessoas de sucesso; escute músicas de qualidade; evite notícias negativas e trágicas; deixe que os outros vivam por si e não se importe com a vida alheia; traga Deus para dentro de si e siga. Assim é que se constrói um MINDSET EMPREENDEDOR.

Rita Bizerra – Licenciada em Letras pelas FIPs de PATOS/PB, onde se Especializou em Língua, Linguística e Literatura. Especializou-se em Jornalismo Político, Econômico e Assessoria de Imprensa em João Pessoa e fez MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar. Mestre em Comunicação Social e Marketing, pelas Faculdades do Rio. Foi Empresária na área Supermercadista por quinze anos e desde 2008 trabalha com jornalismo, escrevendo para “Brazilian Press” de New Jerssy/EUA, foi editora geral do Paraíba Urgente, por 3 anos. Atualmente é Colunista de OPBNews, Empreendedora Digital e escritora com 5 livros publicados.     Rita Bizerra-Jornalista DRT- 3336/PB   
Contatos: +55 83 9 8681 2319
https://www.facebook.com/figurapublicaritabizerra
https://www.facebook.com/ritabizerraescritora/
ritaescritora@gmail.com

#espacomulherarretada  

Plano “A” para mulheres

Decisão...

Meu Público Alvo...

Mulheres na liderança

Um comentário:

  1. Amo e admiro tudo que você escreve e me orgulha muito poder tratar uma mestre de você, não por uma simples liberdade , mas por ser minha prima irmã!. Confesso que ler o que é escrito por você é como se tivesse ouvindo ao pé do ouvido dizendo
    " É assim vai por mim" .Um grande abraço que que Deus te abençoe grandemente!. Não costumo dizer amo você poi acredito que o amor não se mede por palavras mas , por ação. Mas uso muito uma palavra que meu pai falava muito : Estimo muito a sua pessoa , você faz parte da satisfação de minhas considerações.
    Abraço Cordial e beijo no seu coração!

    ResponderExcluir