quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Notícia falsa de que Terra terá 6 dias de escuridão gera polêmica na web

Site que publicou a versão foi apontado como de risco

Uma notícia que está circulando pela internet dizendo que a agência espacial norte-americana (Nasa) confirmou que a Terra terá seis dias de escuridão no mês de dezembro é falsa.

Leia mais no site: http://www.ocariripb.com.br/

De acordo com o texto reproduzido por vários sites e compartilhado recentemente nas redes sociais e no WhatsApp, a NASA teria confirmado que a Terra passará por 6 dias de escuridão entre os dias 16 a 22 de Dezembro. "O mundo continuará a existir durante esses dias, sem luz solar, devido a uma tempestade, que fará com que poeira e detritos espaciais tornem-se abundantes ao ponto de bloquearem 90% da luz solar".

O texto diz que o chefe da NASA, Charles Bolden, fez o anúncio mas no site oficial da Nasa não há informações sobre o fato que está gerando dúvidas. Apesar de o texto apontar que a Terra não terá grandes consequências, muitas pessoas prestaram relacionaram ao trecho da Bíblia que fala de dias de escuridão.

No ano de 2014, o site Boatos desmentiu a história. Na época, a notícia surgiu no site Huzlers. Trata-se de uma página em inglês de notícias falsas, sendo que o boato teria sido publicado por esse site ainda em 2012. Há outro detalhe: o site que publicou a versão em português de 2016 da história foi apontado pelo Google como um site com risco de vírus.

Print da falsa notícia:


Fonte: Com informações da Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário