terça-feira, 25 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Mudas doadas pela Borborema Energética são plantadas durante atividade


Voluntários participaram do plantio no Dia Mundial da Água
Projeto 8 Verde plantou mil árvores na ação em Boqueirão.

As árvores cultivadas no Viveiro de Mudas da Termelétrica Borborema Energética foram utilizadas pelos integrantes e voluntários do Projeto 8 Verde para arborizar o entorno do Açude Epitácio Pessoa, na Comunidade Pedra Branca, em Boqueirão. A atividade começou no sábado (22), Dia Mundial da Água, e foi concluído nesta segunda-feira (24).

No total, foram plantadas mil mudas de diversas espécies como mulungu, ipê, acácia e jucá. O Projeto 8 Verde começou em 2013 e desde então já foram plantadas seis mil árvores às margens do açude de Boqueirão. De acordo com Pedro Aprígio, fundador do projeto, ao longo dos mutirões o número de voluntários segue crescendo. “Vários moradores da Comunidade Pedra Branca participaram da ação. Adultos e crianças estavam empenhados no plantio”, explicou.

A atividade começou por volta das 8h com uma palestra sobre a importância das atividades desenvolvidas pelo Projeto 8 Verde. Também foi abordada a questão da conscientização do uso da água. Em seguida, teve início o plantio. Às 12h, a atividade foi interrompida e retomada apenas nesta segunda-feira quando o grupo concluiu o plantio de mil mudas.

No município de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, o projeto 8 Verde, que tem o apoio da termelétrica, prevê arborizar a área às margens do açude Epitácio Pessoa. No total, serão plantadas 100 mil árvores para recuperar a Área de Preservação Permanente (APP) e assim diminuir os efeitos do assoreamento e da voçoroca. No viveiro são cultivadas espécies de neem indiano, ipê roxo, ipê rosa, jucá, moringa, jasmim-laranja e muito mais.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário