terça-feira, 20 de maio de 2014

CDSA realiza colação de grau das turmas concluintes do semestre 2013.2

A solenidade acontece nesta quarta-feira (21), no Ginásio O Netão em Sumé-PB

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande realiza nesta quarta-feira, 21 de maio, às 19h, no Ginásio O Netão, a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes do semestre 2013.2, dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Educação do Campo e Tecnologia em Gestão Pública.


Será homenageada na solenidade a professora Severina Bezerra Duarte (Quinquinha), paraninfa geral das turmas concluintes.

Serão 46 estudantes concluintes, sendo 11 do Curso de Educação do Campo, 19 de Ciências Sociais e 16 de Gestão Pública.

Receberão o grau em nome dos demais concluintes de suas respectivas turmas os formandos Gillianne de Oliveira Nunes (Ciências Sociais), Gessika Campos da Silva (Educação do Campo) e Valéria Soares de Lima Sousa (Gestão Pública). O juramento será feito pelos estudantes Tereza Raquel Gomes Batista (Ciências Sociais), Isaías Pereira de Araújo (Educação do Campo) e Antonio Wallysson Tavares de Almeida (Gestão Pública).

Sobre a homenageada
Severina Bezerra Duarte (mais conhecida como Quinquinha) é educadora, licenciada em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-PE, com Especialização em Análise Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba. Nascida em Sumé-PB, aprendeu as primeiras letras no Grupo Escolar de Várzea Redonda, vindo posteriormente, concluir o primário (hoje Ensino Fundamental) no Grupo Escolar Feitosa Ventura. Cursou o “ginásio” na Escola Abgar Renault e o ensino médio no Colégio Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz.

Caririzeira de nascimento (Sumé-PB), opção e vocação, em seus trabalhos, sempre fez questão de valorizar e incentivar a cultura, os costumes e modo de viver do povo desta “nação” cariri.

Com sua formação de educadora, lecionou nas seguintes unidades de ensino: Escola de Ensino Infantil Presidente Vargas, Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Paulo Roberto, Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz.

Foi diretora na Escola de Ensino Infantil Presidente Vargas, na Escola de Ensino Fundamental Desembargador Feitosa Ventura e na Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz e ainda, vice-diretora na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, supervisora educacional na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, e técnica em artes da 5ª Região de Ensino da Paraíba (Monteiro).

Severina Bezerra também esteve Secretária de Educação do Município de Sumé e participou ativamente do primeiro momento do Projeto Universidade Camponesa –UNICAMPO, que veio a ser o embrião do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, tendo culminado com o “Grito do Cariri”, movimento encabeçado pelo Fórum do Território do cariri Ocidental, do qual fazia parte e foi um movimento que muito fortaleceu para a vinda da tão aguardada UFCG.

Atualmente está envolvida com as questões sociais do município, participando dos Conselhos Municipais da Saúde, do Idoso e do Desenvolvimento Rural, das Pastorais da Criança e do Idoso e como membro do Zonal do Cariri II (movimento ligado a Igreja Católica Diocese de Campina Grande), onde participa de um Curso em Teologia.

Rosenato Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário