sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mineradores do Cariri e Seridó criam Associação e levam demandas a Ricardo

Com a missão de representar o setor perante o poder publico e oferecer apoio técnico inclusive de gestão, foi fundada nesta sexta-feira (09/05) a Associação Empresarial dos Mineradores Paraibanos (AEMPB). A diretoria eleita na reunião de fundação teve como primeira tarefa a representação do setor na assembleia do Orçamento Democrático que se realiza neste sábado à noite em Campina Grande.

"A força do nosso setor depende da união que tivermos e nossa associação vai cumprir importante papel de aglutinação de energias", disse Isaac Pereira, lembrando que a fundação da entidade é uma reposta aos enormes desafios enfrentados pelo setor.

Entre os pontos listados como reivindicação a ser encaminhada ao governador Ricardo Coutinho no âmbito do orçamento democrático está a contratação de técnicos para dar assistência de campo aos produtores, reestruturação da CDRM, incentivo fiscal para a aquisição de máquinas e veículos leves e pesados e combate à sonegação fiscal na saída de produtos minerais para outros estados.

"Estamos olhando nossos interesses, mas estamos olhando a Paraíba como um todo. Os técnicos em mineração poderão ser abrigados nos escritórios da Emater e praticamente não onerarão o estado. Além disso, a preocupação com a questão tributária vida proteger o interesse comum dos produtores que legalizam suas operações e também, claro, o tesouro estadual", explica a Vice-presidente da associação, Fabiana Cabral.

Também fazem parte da diretoria da Associação Anthuza Francoise, Uilermando Barbosa, Rui Nóbrega e José de Oliveira, além de outros empresários atuantes em Soledade, Juazeirinho, Junco, Tenório, Cubati, Nova Palmeira e outros.

A cooperativa dos Mineradores do Junco (Cooperjunco), representada pela presidente Maria Aparecida Batista, íntegra a Associação e deu todo apoio à articulação da nova entidade. "Era o que estávamos precisando", disse. Também o Centro Cultural do Cariri (CUCA), por seu presidente de honra, Evaldo Costa, atuou para que a Associação fosse criada. 

Valtécio Rufino

Nenhum comentário:

Postar um comentário