domingo, 8 de junho de 2014

Governo do Estado inaugura sistema de abastecimento de água do distrito Malhada Grande

O Governo do Estado entregou, na manhã da última quinta-feira (5), o sistema de abastecimento d’água do distrito de Malhada Grande, no município de Queimadas, beneficiando 1.585 pessoas com água tratada e de qualidade. A solenidade contou com a presença do governador Ricardo Coutinho e do presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga.

A ordem de serviço para a adutora de Malhada Grande foi assinada em 27 de fevereiro de 2012 pelo governador Ricardo Coutinho e o então prefeito de Queimadas Carlinhos de Tião. A assinatura aconteceu em solenidade no salão nobre do Palácio da Redenção.

O Governo do Estado, por meio da Cagepa, investiu R$ 1.437.558 na construção da adutora, que tem uma extensão de 240 metros e leva para a o distrito de Malhada Grande a água da primeira Adutora de Água Tratada DN, que também abastece Campina Grande e Queimadas. Também foi construído um reservatório elevado com capacidade de armazenamento de 50 m³, implantado 12.820 m de rede de distribuição e executadas 317 ligações domiciliares. 

O governador Ricardo Coutinho afirmou que, ao mesmo tempo que o Governo do Estado investe na melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimentos das grandes cidades, também está levando água tratada e de qualidade para pequenas comunidades como Malhada Grande. “O Governo do Estado celebra este sistema de abastecimento que vai aposentar o tempo da lata d’água na cabeça nesta comunidade”, frisou.

O deputado estadual Doda de Tião, presente à solenidade, agradeceu ao Governo do Estado pelos mais de R$ 10 milhões em investimentos na adutora de Queimadas e nas adutoras do distrito de Pedra do Sino e Malhada Grande. “Morar num sítio como esse com água tratada e de qualidade é melhor do que viver numa grande cidade. É uma benção”, observou.

A dona de casa Lídia Almeida Barbosa disse que o distrito nunca teve um sistema de abastecimento e as pessoas dependiam dos carros pipas. “Temos direito a água que graças a Deus está chegando com força e que dá para utilizar nos afazeres domésticos e para beber”, comentou.

A aposentada Helena Valentim, de 70 anos, lembrou que sofreu muito levando lata d’água na cabeça à noite para ter água para manter os seus cinco filhos. “Agora está muito bom e vamos rezar para que o açude não seque para termos sempre a água jorrando das torneiras”, completou.

Também estiveram presentes à solenidade os prefeitos de Olivedos, Grigório Souto, e de Barra de Santana, Joventino de Tião, e o vereador de Queimadas, Ricardo Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário